sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Cuidado, pseudocientistas por perto!

Eis que uma teoria “inovadora” ganha repercussão e destaque na mídia. Finalmente ciência e religião farão as pazes?? É o que tenta propor a palestra do Dr. Sérgio Felipe de Oliveira, com um discurso “cativante”, porém sem fundamento, daqueles que enchem os ouvidos dos leigos, mas desapontam os verdadeiros cientistas. Buscando encontrar um centro físico para a alma ou espírito, atribuindo à glândula pineal funções místicas, o Dr. Sérgio vem ganhando fama com uma série de equívocos que passam despercebidos, mas que doem no coração de quem realmente entende do assunto. Afinal, Dr. Sérgio, a glândula pineal calcifica ou não? Junqueira e Carneiro já sabiam essa resposta, bem como Guyton e outros.

Antes de mais nada, para quem queira saber o motivo desta publicação, segue o site da palestra:  http://www.youtube.com/watch?v=4walu-hO9fQ
ou
http://palavrastodaspalavras.wordpress.com/2009/07/10/dr-sergio-felipe-de-oliveira-palestra-ciencia-e-espiritismo-doencas-e-mediunidade-editoria/

E, abaixo, um texto esclarecedor explicitando alguns dos equívocos sobre física do Dr. Sérgio:

Em primeiro lugar, gostaria de dizer que não só a matéria, como a anti-matéria existem, o fato de enxergamos o mundo ao nosso redor não é só devido à existência de luz, ou melhor dizendo, fótons, que são partículas desprovidas de massa, mas também pela existência da matéria, afinal o que nós vemos é o produto da interação da matéria com a radiação. Quando o Doutor satiriza que temos que ter muita fé para acreditar em algo que não podemos tocar e ver, o senhor está se limitando a incapacidade humana, que interage com o universo através das interações eletromagnéticas. Para percebemos a existência da matéria ao nosso redor, devemos analisar seus rastros pelo Universo, como a deformação de espaço causada pela massa, ionização de átomos entre outros. Para este ponto sugiro que o senhor estude um pouco sobre partículas e o senhor constatará a existência de uma infinidade de matérias diferentes.
Porque a matéria é uma extensão de onda- partícula e é limitada pela visão clássica que temos do mundo.
Um segundo ponto que devemos analisar é que o senhor diz que a Ciência e a filosofia são limitadas pela razão. E eu lhe digo: elas vão muito além! A ciência confirma a existência de coisas que não podemos ver nem tocar e vai contra a nossa razão, como radiação eletromagnética invisível ao nossos olhos, que é por muitas vezes citado em suas palestras, como neutrinos atravessando o nosso corpo a todo instante.
Além disso, existem teorias, como a teoria das cordas que prevê dimensões extras para o universo, isso é dado pela razão? A teoria quântica prevê universos paralelos…e assim por diante.
Desde a Filosofia dos Pré-socráticos o homem vem constatando a existência de coisas que não podia ver nem tocar de maneira brilhante, frases como ” é impossível que algo venha do nada”…”se tudo tivesse surgido, antes nada poderia ter sido” ditas por Xenófanos De Colofão. Sócrates, um grande defensor da ciência, diz que opiniões que não sejam baseadas na ciência são vazias, e defendia como matéria básica para um verdadeiro filósofo, que busca a verdade, conhecer a matemática, o único meio de se obter ao verdadeiro conhecimento, pois ele já sabia que não podíamos confiar nos nossos sentidos. Com sua razão, sem defender nenhuma religião mostrou o que é um homem justo.
Um outro ponto que Sócrates afirma, é a existência da alma como algo que não pode ser criado e nem destruído, e como o senhor de maneira exata diz nas palestras que a consciência deve vir de algo fora do corpo. Mas, neste caso eu lhe indago, se a alma está de acordo com o que Sócrates afirma, como pode haver um criador?
Quando diz que a ciência e a filosofia são limitadas pela razão, o senhor retira a grandeza de que tudo isto é, e ainda pode retirar o desejo de quer conhecê-las a fundo, pois se ela é limitada e o espiritismo não, vou direto para o ilimitado, certo? Assim como Sócrates, acredito que todo o entendimento das coisas se dão através delas, e mais o nosso maior objetivo aqui na Terra é aprender e conhecer a verdade.
E uma curiosidade qual é a faixa de frequência captada pela glândula pineal que vem dos espíritos?
Agora, para melhor esclarecer outros aspectos levantados na palestra sobre a glândula pineal, segue o artigo do Dr. Iso Jorge Teixeira, caso ainda tenham dúvida sobre a veracidade das afirmações do Dr. Sérgio Felipe.
Da Glândula Pineal à Sensibilidade Espiritual (II)
Nova análise científica e crítica das heresias científicas e distorções doutrinárias
 A excelência do Espiritismo está em seu tríplice aspecto: filosófico, científico e moral-religioso. Sem a base de sustentação filosófica, o Espiritismo desmoronar-se-ia; sem o aspecto científico seria um amontoado de fenômenos curiosos e um estímulo à superstição; sem o aspecto moral-religioso, não consolaria ninguém, seria um materialismo disfarçado; enfim, aplica-se aqui o pensamento: “A Ciência sem a religião é aleijada. E a religião sem a Ciência é cega” (A. EINSTEIN. Escritos da maturidade. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1994, p. 30).
 Em todos os nossos escritos, sempre, procuramos encarar o ser humano com uma visão antropológico-existencial, com uma visão do todo do Homem, em suas dimensões orgânicas, psicológicas, socioculturais e espirituais. Felizmente, os nossos leitores estão entendendo isso. Assim, citaremos algumas correspondências enviadas e desenvolveremos um tema, para esclarecer o leitor e demonstrar a importância da integração que deve haver no pensamento de todo verdadeiro espírita…
 No dia 04/04/03, uma inteligente jornalista dirigiu-nos a seguinte carta eletrônica:
 “Dr. Iso (Jorge Teixeira), tudo bem? Depois de um bom tempo, volto a lhe pedir ajuda, esperando que tudo esteja bem com você. Minha pergunta é simples e direta: ‘o que há de tão importante na glândula pineal?’ O que há nela de esotérico, de científico e de ‘Kardec’?
 Abraços, estou com saudades de suas respostas

 ELIANA (FERRER HADDAD),  São Paulo – SP
 Respondemos à nossa leitora em artigo publicado na revista UNIVERSO ESPÍRITA (Ano I, nº 2, julho / 2003, p. 20- 23) e desenvolveremos, aqui, o que dissemos lá…
 Aspectos físicos e químicos da glândula pineal
 A glândula pineal, também chamada epífise do encéfalo, era pouco conhecida em suas funções e até bem pouco tempo tem sido considerada como um órgão em involução.
 A glândula pineal está localizada abaixo de uma porção do corpo caloso, uma estrutura localizada, digamos, quase no centro do encéfalo (Fig. 1). É coberta por uma lâmina de tecido corióide do 3.º ventrículo cerebral e, em geral, está calcificada, em adultos; por isso, pode ser visualizada radiograficamente (Fig. 2).

 A glândula pineal pesa cerca de 140 a 200 mg; portanto, é uma glândula bem pequena e comumente calcificada, sugerindo ser verdadeira, em parte, a idéia de que é um órgão em involução, em extinção. 

Vejamos o que nos diz a respeito o célebre livro de eminentes fisiologistas:
 “(…) Sabe-se, a partir da anatomia comparada, que a glândula pineal é um remanescente vestigial do que era um terceiro olho na parte de trás da cabeça, em animais inferiores. (…)” (GUYTON & HALL. Tratado de FISIOLOGIA MÉDICA. Edit. Guanabara Koogan S.A., Rio de Janeiro, 1997, p. 922).

 Estudos recentes vêm demonstrando a “participação” da pineal no controle das atividades sexuais e de reprodução, especialmente, no que diz respeito ao aspecto dos chamados ritmos circadianos. Vejamos o texto do livro de GUYTON (op. cit., p. 922):

 “(…) Em animais inferiores que têm seus filhotes em certas estações do ano e nas quais a glândula pineal foi removida ou os circuitos nervosos da glândula pineal foram seccionados, os períodos normais de fertilidade sazonal são perdidos. Para estes animais esta fertilidade sazonal é importante porque permite o nascimento de uma prole numa época do ano em que a sobrevivência é mais provável.(…)”

 E os importantes fisiologistas ensinam-nos:
 “O mecanismo deste efeito não está inteiramente esclarecido, mas parece ser o seguinte: Primeiro, a glândula pineal é controlada pela quantidade de luz ou pelo ‘padrão temporal’ da luz vista pelos olhos a cada dia. Por exemplo, no hamster, escuridão maior que de 13 h de duração, a cada dia, ativa a glândula pineal, enquanto uma quantidade menor que esta escuridão deixa de ativá-la. (…). Segundo, a glândula pineal secreta melatonina e várias outras substâncias semelhantes. Acredita-se, então, que a melatonina ou uma das outras substâncias vai, por meio do sangue ou do líquido do 3.º ventrículo,vai para a glândula hipófise anterior, para diminuir a secreção do hormônio gonadotrófico.
 E concluem, então, o esclarecimento de mecanismo tão complexo:
 Assim, na presença de secreção da glândula pineal, a secreção do hormônio gonadotrófico é suprimida em algumas espécies de animais, sendo as gônadas inibidas e, mesmo, parcialmente involuídas. Isto é, presumivelmente, o que ocorre nos primeiros meses do inverno, quando a escuridão é crescente. Mas, depois de quatro meses de disfunção, a secreção do hormônio gonadotrófico supera o efeito inibitório da glândula pineal e as gônadas tornam-se novamente funcionais, pronta para uma primavera de plena atividade”.

 Enfim, estudos mais recentes demonstram que a pineal estaria ligada aos ritmos circadianos, isto é, aos ritmos vitais, que se repetem quase matematicamente: sono/vigília; períodos de cio e de reprodução, como vimos, etc. Mas, ainda estamos longe de transportar esses achados científicos nos animais inferiores para o ser humano…

 A pineal e o esoterismo
 Do ponto de vista esotérico, a glândula pineal funcionaria como um “terceiro olho”, isto é, como uma zona – um chacra – localizada acima e entre os olhos, zona esta que seria responsável pelas nossas intuições transcendentes, pela nossa expansão de consciência.
O “terceiro olho” nos animais inferiores era uma realidade e tinha um a razão de ser, mas no Homem é uma concepção mística, esotérica, nada tem de científica.
  Imagem extraída de José Antonío García Segovíano y Rafael Campos Rodríguez Internet.
Interessante notar que, desde milhares de anos, a pineal está presente na escala dos vertebrados, dizem alguns estudiosos. Sobre ela foi dito: “(…) No limite da ciência moderna é considerada fotossensitiva, paralelamente é psicosensível, pois a meditação transcendental realça suas funções. Só uma coincidência? Talvez, porém, assombrosa.” (Jose Antonío García Segovíano y Rafael Campos Rodríguez . La Glándula Pineal y sus Efectos en el Sistema inmunológico. Maio/Junho-1997-Internet).
Certamente, há uma assombrosa coincidência ante a admissão, pela remota Antigüidade, da função da pineal como terceiro olho, misticamente concebida pelos esotéricos e a existência, real, de um 3.º olho remanescente, fotossensível, nos animais inferiores; entretanto, a nossa discordância na concepção esotérica é o fato de querer-se materializar um aspecto do Homem que é eminentemente espiritual e, em pleno século XXI, atribuir-se funções espirituais, misticamente, a uma glândula com funções ainda obscuras, mas, certamente, com caráter físico e químico indubitáveis, isto é, nada espirituais…

A pineal e os filósofos
 Acreditamos em que a glândula pineal não é a “sede da alma”, como muitos confrades advogam, baseando-se em leitura ligeira de PLATÃO; porque, a concepção platônica de imortalidade da alma não tem nenhuma relação com aspectos materiais, ela é eminentemente metafísica, basta que se estude a Doutrinas das Idéias do filósofo grego…

 O filósofo RENÉ DESCARTES, este sim, defendeu a tese de que na pineal estaria a sede da alma… Nos últimos dos seus trabalhos publicados durante sua vida, saiu a lume, em novembro de 1649, poucos meses antes de sua morte (cf. IVAN LINS. DESCARTES – Época, vida e Obra. Liv. São José Edit., 2 ed., Rio de Janeiro – GB, 1964, p. 340). Esta última obra foi intitulada Tratado das Paixões da Alma. Aqui e numa carta a MEYSSONIER, médico de Lyon, disse DESCARTES sobre a pineal:

 “A razão que me leva a crer seja essa glândula a sede da alma é não encontrar, em todo o cérebro, nenhuma outra parte que não seja dupla [grifos nossos]. Ora, não vendo senão uma única cousa com os dois olhos, não ouvindo senão um mesmo som com os dois ouvidos, e, enfim, não tendo nunca senão um pensamento ao mesmo tempo, é absolutamente necessário que as impressões, que nos chegam através dos olhos, dos ouvidos, etc., se unam em alguma parte do corpo para serem aí consideradas pela alma.”

 E o grande filósofo conclui a sua argumentação:

 “Ora, não podemos encontrar nenhuma outra nestas condições, em toda a cabeça, senão a glândula pineal, que se acha, além do mais na situação mais adequada para esse fim, isto é, no meio, entre todas as concavidades, sustentada e cercada por pequenas ramificações das carótidas, que trazem os espíritos (a) ao cérebro”.
 (a)- Os espíritos, na concepção de DESCARTES, eram as partes mais sutis e voláteis do sangue (cf. op. cit., p. 341).
 Enfim, as idéias de RENÉ DESCARTES, apesar de arrojadas para o seu tempo, baseadas anatomicamente, demonstram que o grande sábio errou redondamente, pois sabemos hoje que a glândula pineal não é a única que não é dupla, pois também a HIPÓFISE também é ímpar, única, no centro do cérebro… A propósito, disse JULES SOURY sobre DESCARTES neste particular:

 “Tal sábio pode ter errado, tanto quanto Aristóteles, no atinente à sede da alma. Fez, contudo mais, a propósito da teoria das sensações, das paixões e da inteligência, do que os mais exatos anatomistas e os fisiologistas de qualquer tempo.” (cf. op. cit., p. 340).
 Portanto, prezados confrades, a tese dos filósofos citados quanto à localização da sede da alma não tem nenhuma sustentação na realidade anatômica nem fisiológica, erraram os filósofos neste particular…

 A pineal e a concepção espírita
 A alma – Espírito encarnado – não tem localização precisa em nenhum órgão de nosso corpo [a propósito, sugerimos que se leia, com atenção, as respostas das questões 140 e 141 de O Livro dos Espíritos (OLE)] e, especificamente, a questão 146 de OLE é bem esclarecedora, na qual KARDEC pergunta:
 A alma tem, no corpo, uma sede determinada e circunscrita ?

 E a resposta da Espiritualidade Superior não nos deixa dúvidas:
 — Não. Mas ela se situa mais particularmente na cabeça, entre os grandes gênios e todos aqueles que usam bastante o pensamento e no coração dos que sentem bastante, dedicando todas as suas ações à Humanidade.”(grifos nossos).

 Conclui-se, doutrinariamente, que a alma não deve ser localizada, anatomicamente, pois neste particular não há nenhuma relação entre cabeça e coração. Além disso, não devemos confundir fluidos vitais (matéria quintessenciada) com Espírito (cf. resp. à questão 146-A de OLE).
Outros confrades querem atribuir à pineal a função de “centro da mediunidade”, baseados em informes mediúnicos, não-controlados pelo criterium da concordância universal dos ensinos dos Espíritos. Também esta é uma teoria que, a nosso ver, não tem nenhuma sustentação científica e filosófica… Se a mediunidade baseia-se nos “fluidos” perispirituais, e na sua combinação, por que localizá-la? E, numa glândula?! Materialmente!!
 O padre QUEVEDO afirmava haver um local de captação hiperestésica de sons, estímulos visuais, etc. – que independeria de distância; tal local seria o epigástrio, ou seja, aquela região conhecida popularmente como boca do estômago. Dizia o “parapsicólogo”, inconseqüentemente:
 “(…) A importância do epigástrio deve ser destacada em Parapsicologia. A hiperestesia é especialmente freqüente nesta região do corpo.” (QUEVEDO, OSCAR GONZÁLEZ. A Face Oculta da Mente. Ed. Loyola, 6 ed., São Paulo, 1965, p. 59).

 A tese do padre QUEVEDO é literalmente indigesta e a dos confrades, relacionando mediunidade com glândula pineal, acima referida, muito se assemelha à do padre, difere somente na localização… Em nosso modo de entender, ambas são errôneas e sem nenhuma constatação científica…

 As teses do Dr. SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA, de São Paulo, por exemplo, não resistem a uma análise com o mínimo de rigor científico… Muito citado no movimento espírita como “cientista” e “pesquisador da pineal”, suas afirmações, as mais banais, são CONTRADITÓRIAS e, por vezes, PSEUDOCIENTÍFICAS… Assim, ora ele diz que a pineal “não se calcifica” (cf. resposta numa entrevista a PAULA CALLONI DE SOUZA , do IPPB (Instituto de Pesquisas Projeciológicas e Bioenergéticas), na Internet, quando perguntado: “É verdade que a pineal se calcifica com a meia-idade? E essa calcificação prejudica a mediunidade?”

 ”Não, a pineal não se calcifica – afirmou o Dr. SÉRGIO FELIPE -; ela forma cristais de apatita, e isso independe da idade. Estes cristais têm a ver com o perfil da função da glândula. Uma criança pode ter estes cristais na pineal em grande quantidade enquanto um adulto pode não ter nada. Percebemos, pelas pesquisas, que quando um adulto tem muito destes cristais na pineal, ele tem mais facilidade de seqüestrar o campo eletromagnético.(…)”. E ora o Dr. SÉGIO FELIPE afirma o contrário, isto é, que a pineal “se calcifica”, como aconteceu em sua entrevista na Cidade do Porto, Portugal, publicada no JORNAL DE ESPIRITISMO (órgão da Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal – ADEP, ano I , n º 2, Janeiro / Fevereiro de 2004, pág. 11, quando perguntado se “A glândula pineal altera-se com a idade”? Eis a resposta do contraditório pesquisador:

 “De facto, ocorre a biomineralização da glândula pineal, ela calcifica-se. (…)”.
 Tal contradição é inconcebível num homem que se diz “pesquisador”!! Mas, não é só isso, seus argumentos são pseudocientíficos; por exemplo: ele afirma que teria encontrado “cristais de apatita” na pineal em suas “pesquisas científicas”, como se tivesse descoberto a pólvora!… Ora, a APATITA é, por definição, “fosfato de CÁLCIO NATURAL, hexagonal, contendo flúor e cloro, que se encontra nas rochas eruptivas ou metamórficas e no TECIDO ÓSSEO”, basta que se consulte um bom dicionário ou uma boa Enciclopédia… Ou seja, a APATITA é componente NATURAL de QUALQUER tecido ÓSSEO, ou seja, é um sinal de CALCIFICAÇÃO. Portanto, a PINEAL CALCIFICA-SE, SIM, e isto é um indício relevante de que a glândula está em INVOLUÇÃO… Basta que se radiografe o crânio de uma pessoa para que lá encontremos a PINEAL, calcificada; ou seja, a componente APATITA na pineal é conhecida há muitos anos, não é resultado de pesquisa recente e muito menos do pesquisador Dr. SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA… Não há nada de místico nos cristais de apatita, como as elucubrações contraditórias e pseudocientíficas do Dr. SÉERGIO FELIPE faz pressupor aos desavisados…

 Concluindo, é nossa opinião, a glândula pineal é um órgão em involução, em extinção no Homem; pois na evolução física deste, ela vem perdendo, progressivamente, as funções que exerciam e exercem nos animais inferiores. É um órgão de pouco peso no Homem, tanto anatômica quanto fisiologicamente e isso nos parece mais ou menos claro, pois a sexualidade e reprodução do Homem atual não precisam ser controladas por um órgão; o Homem possuindo o livre-arbítrio, não necessita de cio e pode, perfeitamente, controlar a reprodução.

 A Providência Divina é sábia e um órgão em extinção em vez de, aparentemente, contrariar a perfeição divina, vem confirmar que tudo se liga e se encadeia, harmoniosamente, na Natureza…
 As indagações da Sra. ELIANA FERRER foram sucintas e simples, mas a nossa resposta tinha de envolver aspectos científicos complexos, numa visão pluridimensional do Homem; parece-nos que deveríamos sempre avaliar os fenômenos humanos, sob esta visão do todo.

 A importância da base filosófica em nossas vidas
No dia 13/03/03 recebemos o seguinte mail: “Sr. Iso, li seu artigo “O deslumbramento das flores e a fragilidade dos homens” e fiquei verdadeiramente emocionada. Procuro estudar a doutrina e vou sempre a um Centro Espírita perto de minha casa. E quanto mais estudo mais percebo o quanto há para aprender e peço a Deus que me auxilie para que o meu aprendizado seja de alguma valia. Pretendo estudar, como o senhor, Psicologia e quem sabe possa trabalhar melhor quando entender, ainda que um pouco, tudo o que a doutrina oferece. Agradeço sua contribuição.
 Viviane

O artigo a que a leitora se refere foi título de capa de O SEMEADOR (jornal da FEESP) de março/2003, publicado nas págs. 8 e 9. Em nossa resposta preliminar, dissemos: “Nós, sim, ficamos verdadeiramente emocionados com sua mensagem. A sua atitude filosófica é, também, semelhante à de SÓCRATES, que dizia, com outras palavras, que a verdadeira SABEDORIA é saber que não se sabe algumas coisas, daí a importância do ESTUDO constante e isso tentamos transmitir ao leitor e a Sra. entrou em sintonia com nosso pensamento… Mensagens como a sua são muito gratificantes e são indícios de que estamos no caminho certo”. A seguir solicitamos a Cidade e Estado da leitora.

 Em resposta de 16/04/03, dentre outras coisas, ela acrescentou: (…) Estou lendo um livro que se chama “Fédon – diálogo sobre a alma e morte de Sócrates” e acho muito interessante que mesmo tanto tempo antes da vinda de Cristo, Sócrates já tivesse uma idéia tão ampla sobre a imortalidade da alma e como ele passava isso aos seus discípulos. (…) gostaria de dividir essa alegria. A alegria da descoberta, do conhecimento e como sou apaixonada por leitura, gosto de dividir o que encontro por aí. A propósito, se souber de um bom livro, por favor, indique-me. Tenha um bom feriado de Páscoa. 
 Um abraço
 VIVIANE SOUZA - Cotia – SP

Dissemos à estudiosa leitora que continuasse a ler SÓCRATES e PLATÃO, pois está bem acompanhada e que a sua alegria do conhecimento sempre existe naquelas pessoas que buscam o crescimento espiritual e a Filosofia é a base de todo conhecimento verdadeiro e, em SÓCRATES, ressalta-se a necessidade do cumprimento do oráculo: “conhece-te a ti mesmo”.
 Depois de ler PLATÃO, ou paralelamente, seria interessante ler os 12 (doze) volumes da Revista Espírita, Jornal de estudos psicológicos, de ALLAN KARDEC (existe uma tradução da EDICEL), que é um estudo suave e variado do “laboratório” de KARDEC e da visão do Espiritismo em seu tríplice aspecto. É uma leitura simultaneamente amena e informativa e de importância fundamental para o verdadeiro espírita.

 A carinhosa manifestação da leitora parece-nos demonstrar que a Ciência Espírita não pode abdicar dos princípios filosóficos verdadeiros, eternos, de ontem e de hoje e os aspectos filosóficos do Espiritismo sempre estiveram e estarão presentes em nossos artigos, daí, talvez, a sintonia da leitora…

 Manter o quotidiano em perspectiva espiritual

 No dia 03/04/03 recebemos uma tocante mensagem em E-mail:
 Caro Iso, parabéns pelo texto escrito para O SEMEADOR .
 Obrigado pela linda leitura dos ensinamentos de Jesus. São textos como estes que nos ajudam a manter nosso cotidiano em perspectiva (espiritual) não deixando que esqueçamos do que realmente somos.
 Abraços,
 FERNANDO SPALDING - São Paulo – SP

O texto a que se refere o leitor é o mesmo referido pela leitora VIVIANE.
São mensagens com a delicadeza como a desses leitores, que nos deixa verdadeiramente sensibilizados, pois elas nos dão a certeza de que a visão espírita de um homem-de-Ciência, como nós, deve atingir o seu aspecto tríplice e parece-nos que estamos atingindo os nossos objetivos, que são o de esclarecer e consolar sempre que possível e, usando as palavras do confrade FERNANDO, manter o quotidiano do leitor em perspectiva espiritual, independentemente de classe social.
Certamente, não foi a glândula pineal do Sr. FERNANDO SPALDING nem das Sras. VIVIANE e ELIANA que os inspiraram a nos escrever, nem foi a nossa que viu na mensagem de ambos um aspecto transcendente. Obrigado aos três pela oportunidade que nos proporcionaram para esclarecer o leitor e tentar mantê-lo em perspectiva espiritual quotidiana à luz da Ciência Espírita, sustentada por tão grandiosa Filosofia. Como disse o Espírito VERDADE no cap. VI, item 5 “in fine”, de O Evangelho segundo o Espiritismo:

“Espíritas: amai-vos, eis o primeiro ensinamento; instruí-vos, eis o segundo”.
  
O Espiritismo rasga o véu da ignorância e consola o coração dos homens.
  
OS COMEDORES DE BATATAS. VINCENT VAN GOGH. 1885

Um grupo de pessoas simples em torno da mesa onde fumega um único prato de batatas; os rostos e as mãos marcados pelo trabalho e cansaço.
 QUALQUER QUE SEJA A NOSSA CLASSE SOCIAL DEVEMOS MANTER O NOSSO QUOTIDIANO EM PERSPECTIVA ESPIRITUAL
* Dr. Iso Jorge Teixeira
 Livre – Docente de Psicopatologia e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da
 Universidade do Estado do Rio de Janeiro.
 
 
Só para deixar claro, o objetivo desta postagem não é afrontar opiniões, é mostrar que a ciência não se faz com meros 
discursos e nem com inspirações religiosas, menos ainda defender crenças. Como disse um conhecido meu, que frequenta um centro 
cardecista, “sou um eterno questionador, o fato de acreditar, já limita completamente minha visão”. Sejamos todos eternos questionadores , 
procurando não só o conhecimento, mas propagando a verdadeira ciência.

4 comentários:

  1. É impressionante!
    Tenho muito respeito pela doutrina espírita e creio na filosofia, mas como disse o próprio Cristo: Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sede prudentes como as serpentes e simples como as pombas.
    Como algumas pessoas não tem o cuidado de checar as informações que “ouviram falar” sobre esse doutor?!?!
    Uma pessoa me falou de maneira muito entusiasta sobre a criação de uma “Universidade de Estudos do Espirito” fundada por esse Dr. Sergio que seria professor da FMUSP, onde realizada “pesquisas” que comprovavam muitas afirmações da filosofia espírita. Tal afirmação me causou bastante estranheza, uma vez que a ciência é positivista.
    A curiosidade pela incoerência da informação me levou a checar o CURRÍCULO LATTES desse senhor e nunca vi tantas informações inconsistentes. Conforme poderão checar no link abaixo:

    http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455241U0&mostrarNroCitacoesISI=true&mostrarNroCitacoesScopus=true&mostrarNroCitacoesScielo=true

    Primeiramente NÃO EXISTE cursos de especialização de 80 horas, tal qual consta no Currículo Lattes desse senhor. O nome do orientador de mestrado que lá está, aparece com erro ortográfico, e o que mais causa surpresa e que ao checar o Currículo Lattes do orientador, o senhor Sergio não aparece como orientado do mesmo, mas sim como participante da banca da qualificação do mestrado. Fato esse inédito, pois JAMAIS vi algum orientador se tornar banca do orientado e omitir a própria orientação.
    Questionável tbm é a bolsa CNPQ que ele tbm alega ter recebido durante o mestrado de 1996 até 1998 tendo vínculo empregatício no Pineal Mind Instituto de Saúde. Lembrando que quem recebe bolsa não pode ter vínculo empregatício.
    Também com relação ao campo produções cientificas, é importante esclarecer que os jornais e revistas espíritas, não são reconhecidos no meio acadêmico, logo eles jamais poderiam estar ali, pois o campo é para “produções cientificas”.
    Acredito tbm ser importante lembra-los, que universidades válidas são aquelas reconhecidas pelo MEC que possuem estruturas legais para seu funcionamento. Tal estrutura vai desde a grade curricular, que comporta diferentes disciplinas e até o “corpo docente”, onde devem haver mais de um professor, com TITULAÇÃO MÍNIMA de mestrado. Tais titulações do corpo docente devem constar em link da própria instituição de ensino. Lembrando que não existe universidade onde há somente um professor.
    Observem se na "universidade" fundada por ele existe a estrutura necessária pra tal instituição ou apenas inscrição, mensalidade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, anônimo,
      E este senhor segue dando palestras em universidades, falando sobre aquilo que acredita,o que toma como verdade. Infelizmente, como ele há muitos outros. Obrigada pela sua contribuição!

      Adriane.

      Excluir
  2. http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=C3EktUWIF3k

    No mesmo vídeo há a menção de calcificação, por formação dos cristais de apatita, e, da não perda da função desta estrutura por este acontecimento.

    Também fala-se da morfofuncionalidade da pineal, mencionando seu tamanho nos cachorros.

    Como seria um órgão em involução no homem se, tratando-se de ruminantes, "o peso médio do órgão em 20 vacas variando de dois a quatro anos de idade foi de 96,14 +/- 38,58 mg" e, portanto, abaixo do valor médio mínimo no homem, mesmo que este órgão possa chegar ao peso máximo de cerca de 352 mg nestes animais (GETTY, R. Sisson & Grossman: Anatomia dos animais domésticos. 5.ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1981. v.1, p.899).

    O mesmo ocorre nos ovinos e nos caprinos (Santamarina E. and Venzke W.G. (1953). Physiological changes
    in the mammalian pineal gland correlated with to
    reproductive system. Am. J. Vet. Res. 14, 155-162.)

    Não seria uma incoerência da evolução, ou da involução, no caso?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Adriane.
    Mandei um possível último post sobre o assunto em questão.
    Não precisa responder! Foi um equívoco meu! A jornada é solidária, e os aprendizados, solitários.
    Portanto cada um evolui com aquilo que acredita e não é a ideia de um ou de outro que vai faze a diferença! Faz a diferença a ideia que esta em você e que te modifica; a que está em mim e me modifica e; assim por diante.

    Que a nossa verdade não agrida a ninguém, nem a nós mesmos, e que seja a estrada para a nossa evolução!

    ResponderExcluir