quinta-feira, 20 de outubro de 2011

E assim caminha a humanidade...

Aproveitando o assunto do momento, a morte de Kadafi, vou deixar um texto para que todos reflitam. Os homens “bons” matam os “maus”, seus inimigos, e os exibem mortos como um troféu! Para que sirva de exemplo? Para mostrar que tirania tem fim apenas com mais violência? O caso Kadafi é um caso de repercussão, como o de Bin Laden e outros. Os grandes jornais anunciam a comemoração da morte de Kadafi! Isto é triste! Mas, a guerra civil cotidiana entre policiais e bandidos, entre favelas, facções, no mundo inteiro...olho por olho, e todos estão cegos!

Sócrates em conversa com Critóbulo:
“Os homens têm naturalmente o sentimento da amizade. Necessitam uns dos outros, rendem-se à piedade, socorrem-se mutuamente, compreendem-se e se mostram gratos. Mas possuem também o sentimento de inimizade. Quando suas idéias sobre os bens e os prazeres são as mesmas, lutam por alcança-los. Quando divididos pelas opiniões, combatem-se uns aos outros: a guerra nasce da disputa e da cólera; a malevolência, dos desejos ambiciosos; o ódio, da inveja. Mas a amizade vence todos os obstáculos para unir os corações virtuosos: é que, graças à virtude, preferem os homens possuir em paz haveres moderados a tudo dominar pela guerra. Com fome ou sede, cordialmente dividem os alimentos e a bebida. Cobiçosos de um belo objeto, sabem resistir a si próprios para não afligir aqueles que devem respeitar. Não tomam das riquezas senão sua parte legítima. Sabem resolver suas divergências não somente sem prejudicar-se, mas ainda com mútua vantagem, e impedir a cólera de ir até o rompimento.”

Uns comemoram, eu lamento! Lamento a falta de piedade de uns, e a falta de sabedoria de outros, o que leva à guerra, à morte, ao nada! Se a única saída é matar, matemos, então? Se matamos, comemoramos? A crueldade de uns, justifica mesmo a crueldade dos outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário