terça-feira, 19 de julho de 2011

AYURVEDA E O VIS NATURA MEDICATRIX

Ayurveda e o vis natura medicatrix

Como acadêmico de medicina, consciente da importância na relação entre homem-meio ambiente no desenvolvimento de uma vida saudável, e nos processos de adoecimento e cura,gostaria de fazer uma apresentação da medicina ayurveda, e estabelecer alguns paralelos.
Minha intenção não é explicar o funcionamento do ayurveda (pode ser tema de uma próxima postagem), mas sim apresentá-la, e relatar a priori algumas curiosidades.
Ayurveda, que significa ciência da vida, sabedoria da vida (Ayur-vida, veda-conhecimento), foi desenvolvida na Índia há aproximadamente 4000 anos A.C. e por incrível que parece se mantem atual em muitos aspectos nos dias de hoje. Ou seja , foi uma das primeiras formas de medicina desenvolvida pelo homem(há quem diga que foi a primeira).Sobre a produção de seu conhecimento existem duas hipóteses: a primeira relata um processo divino,onde o conhecimento foi dado pelos Deuses ao homem após longos períodos de meditação profunda.E a segunda consiste em que o conhecimento foi produzido pelo homem devido suas experiências ao longo do tempo. Ambas são aceitas.

Então o Ayurveda que tem por base os 5 Grandes Elementos da Natureza(éter, ar, fogo, água, terra), ensina que o homem é um universo dentro de si mesmo, composto de mente, corpo e espírito, e que seu estado de saúde reflete a harmonia entre esses três fatores.
Sobre suas escrituras gostaria de citar o Caraka Samhita. Foi escrito na época em folha de bananeira, e possui 120 capítulos. Segundo a tradição, 120 era idade até onde as pessoas viveriam se seguissem o Ayurveda. Saúde e longevidade eram de fundamental importância para que as pessoas pudessem pagar karmas ruins e atingirem evolução espiritual.
Como ponto chave dessa postagem, gostaria de apresentar uma passagem do Caraka Samhita escrito há tanto tempo e preservado na sua essência. Gostaria que o leitor observasse a sutileza, o simbolismo e a pureza da passagem.

‘‘... a duração da vida de um ser humano chega ao final no meio do percurso,devido aos esforços excessivos,uma dieta que não está de acordo com sua natureza,refeições irregulares,posturas corporais inadequadas,excesso de indulgencias no intercurso sexual,companhia de pessoas ignóbeis,supressão das necessidades induzidas,não sucessão das necessidades reprimíveis,exposição de um organismo a vento e fogo venenosos,ferimento ou abstenção de alimentos e medicamentos’’.
E o que é vis natura medicatrix? Vis natura medicatrix foi uma expressão utilizada por Hipócrates, que na Grécia ,foi um grande médico no final do séc. IV A.C.,e atualmente é considerado o pai da medicina ocidental. Vis natura medicatrix,significa ‘’o poder de cura da natureza’’,ou seja: a natureza cura. O organismo humano possui propriedades de auto-cura e só ele pode se curar,com a ajuda da própria natureza.Logo Hipócrates realizava uma medicina baseada nos princípios ecológicos e naturais em que procurava trabalhar as causas das doenças através de correção alimentar, banhos, clisteres, depuracões, eliminacões, expurgos, desintoxicação, vitalização, educação, mudança de hábitos, além de quando necessário a administração de medicamentos.
Como podemos ver, tanto a tradição anciã Ayurvédica, quanto a medicina Hipocrática, possuem uma abordagem ecológica onde há uma íntima relação homem-natureza, e entendem que as doenças tem como causa uma desarmonia entre homem e as leis naturais ou ‘’divinas’’.

Infelizmente a medicina moderna se esqueceu completamente dessa relação. A visão atual da medicina consiste em um modelo cartesiano, materialista, reducionista, onde o homem é visto como uma maquina cheia de peças. Com o surgimento da indústria farmacêutica, não tratamos mais as causas das desarmonias supracitadas, e sim sintomas. É anti-isso, anti-aquilo. E com essa cultura a população e o médico perdem cada vez mais a noção da importância do vis natura medicatrix, e como podemos notar vem ocorrendo uma mudança no padrão de adoecimento, onde agora predominam as doenças crônico-degenerativas como as alergias, doenças inflamatórias, obesidade, doenças do sistema nervoso, doenças auto-imune e câncer.

Contudo, existe um vasto conhecimento produzido no campo da medicina ecológica, holística, integrativa, natural e energética. Desde as ciências de escolas antigas, como o Ayurveda, a Medicina Tradicional Chinesa, Egípcia, Tibetana e Xamânica até as formas modernas e altamente tecnológicas de medicina natural, muitas vezes baseadas nos novos conceitos da física quântica.O único problema é que devido interesses político-financeiros, as faculdades ocidentais em sua maioria nem tocam no assunto. Como resultado, formam-se médicos ignorantes e iludidos.

Que a sociedade se conscientize da necessidade de uma harmoniosa relação homem-natureza, que possamos cuidar do nosso Planeta, preservar os recursos naturais, que possamos cuidar dos nossos alimentos, que possamos respeitar nossos irmãos e viver em comunidade, e que possamos dar dignidade no atendimento medico para todas as pessoas.

’Como poderá ajudar um manco se estiver manco? Como poderá indicar a trilha para um cego se estiver cego? Como poderá ajudar um doente se estiver doente? Cuide-se primeiro antes de cuidar dos outros’’Siddhartha Gautama, o Buda

Que todas as pessoas sejam felizes!

Um comentário:

  1. Excelente tema Léo. É muito importante que se tenha em mente a necessidade da união mente-corpo com a natureza e digo mais essa natureza é o Universo, afinal tudo teve a mesma origem de criação o Big Bang nos levando a crer que de certa forma tudo está interligado. Só para esclarecer, como essa ciência é milenar, esses 5 elementos básicos não condiz com a realidade, afinal não se sabia da existência dos elementos químicos. Queria enfatizar aqui que apesar das falhas da física clássica para descrevermos certos tipos de sistemas, ela é muito importante, pois é essa mesma que é usada para contruir nossas pontes, edifícios, aviões, funcionamentos de foguetes, aparelhos eletrônicos, assim como é aplicada na medicina nos dando ótimos diagnósticos e tratamentos imediatistas. Entretanto, quando queremos descrever o comportamento de átomos e partículas mais elementares e até mesmo moléculas ela se torna inconsistente, é ai que entra a mecânica quântica que consegue descrever tais sistemas apesar de ir contra nossas intuições que eram baseados na teoria clássica. A teoria quântica, entretanto, vem nos trazendo uma maneira bem diferente de enxergar o mundo uma vez que não há um limite certo onde o sistema passa do clássico para o quântico. Mas tudo isso eu direi melhor no meu próximo post.
    Parabéns Léo, achei muito bom.

    ResponderExcluir